título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

quarta-feira, 28 de abril de 2010

XI Gincana Estudantil Mário Spinelli (Gemas)


GALERA...

Estão abertas as incrições para a XI Gincana Estudantil Mário Spinelli (GEMAS).

VAMOS PARTICIPAR...

-> O evento acontecerá nos dia 23 de maio nos períodos matutino e vespertino, na quadra Poliesportiva da escola, com início as 07:30h;
-> As inscrições irão até o dia 07 de maio (sexta-feira) na COORDENAÇÃO;
-> O regulamento no Jornal Logos Online;
-> Ficha de inscrição e provas estarão disponíveis na COORDENAÇÃO;
-> Coordenadores do projeto: Professora Sabrina e Professor Clodoaldo.





Fiquem atentos ao Jornal LOGOS que a partir do dia 03 de maio já estarão disponíveis PISTAS para desvendar os ENIGMAS que vão valer PONTOS.



FIQUEM LIGADOS PESSOAL!!!!!



Mário Spinelli e a formação Continuada














Na tarde de terça-feira, 27/04/10, recebemos a visita da Formadora do CEFAPRO Centro de Formação e Atualização de Professores – Senhorita Adenilse da Silva de Jesus que participou conosco da Sala do Professor e como não poderia deixar de ser não escapou das garras desta repórter.
A formadora nos disse que o objetivo da visita era o de conhecer a Escola, tarefa esta que foi realizada pela Mara, conhece? Ela mesma. A coordenadora do matutino. Ambas fizeram um tour pela Escola – e a impressão da Adenilse foi das melhores – vamos combinar – nossa Escola é 10! - 1000!? Estreitar laços, contribuir e participar da formação continuada dos professores fez parte, também, dessa visita, pois, assim ela poderá diagnosticar quais são nossas dificuldades e trazer profissionais que nos orientem.
A Adenilse colaborou conosco nas discussões e segundo ela aprendeu muito. Ao final do grupo de estudos ela nos disse que gostou muito de estar aqui, principalmente da integração dos profissionais, da colaboração, do bom relacionamento e que foi muito produtivo.
Verificamos que o lápis da Adenilse não parou de escrever em seu caderno, segundo ela, fazendo os diversos apontamentos relacionados ao encontro.
Acabei sugerindo a ela que trouxesse uma pessoa que trabalhasse conosco sobre o ensino modular, que é uma realidade da nossa Escola no período noturno.
Seja bem vinda a família Mário Spinelli.
Fecho a matéria com uma fala do Guimarães Rosa: “Mestre Não é quem ensina, mas quem de repente aprende”.Adicionar imagem

domingo, 25 de abril de 2010

EDUCAÇÃO pela coordenadora Denise



A
IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA


Houve uma época em que os pais acompanhavam o desenvolvimento escolar de seus filhos. Participavam das reuniões de pais e mestres, das promoções realizadas pela escola e tinham tempo para isso. Levar o filho para a escola e buscá-lo ao final do período era compensador. Ou mesmo, esperá-lo em casa com as suas guloseimas preferidas. Os problemas de comportamento na escola não eram tão acentuados. Existiam, mas nada que não fosse resolvido com uma conversa entre pais, alunos e professores. O respeito mútuo era a chave do bom relacionamento. Contudo o progresso trouxe as mudanças e as dificuldades do mundo moderno, que atingiram em sua extensão a base da sociedade mundial, a família. A globalização provocou mudanças na base familiar. Os pais passaram a trabalhar fora e os filhos passaram a ficar parte de seu dia com a babá e parte na escola. Isso, quando a família possuía condições financeiras para arcar com as despesas de uma pessoa que cuidasse de seus filhos, porque a maioria das crianças permanecia sozinha em casa. Não existe mais o acompanhamento dos deveres da escola, não existe o tempo para o diálogo. Assim, a escola vai mal, a família se divide, os pais chegam cansados e sequer olham para seus filhos. As famílias se separam. Os problemas comportamentais começam a acontecer. Novos amigos são incluídos no dia-a-dia das crianças. Os pais nem sabem de quem se trata e dessa forma o inevitável acontece. Passam pelo ensino fundamental e quando chegam ao médio, adolescentes, imaginam que sabem o que querem da vida, já não possuem parâmetros familiares, limites então, nem se fala. Não sabem cumprir horário. Não sabem se organizar. Não são solidários. Enganam e se deixam enganar. E, onde isso explode? Na escola. Primeiro, não querem saber das regras da escola. Segundo, falta-lhes a concepção de respeito para com os educadores e colegas. Terceiro, não conhecem limites. A escola passa ser um lugar de reeducação. E, não é esse o objetivo da escola. Educação se dá no berço. A escola tem metas claras que é a de formar cidadãos politicamente corretos, participativos e hábeis para que tenham um futuro. Uma das metas mais difíceis que os educadores almejam é a presença dos pais e a participação destes na vida escolar de seus filhos. Não importa a idade, a série que está cursando, mas a parceria da família com a escola. Afinal, a família é ainda a base da sociedade, é a partir dela que se formam os grandes líderes. Os pais comparecem à escola quando são convocados para as reuniões ou quando exigem a sua presença devido a algum problema acontecido com os seus filhos. São pouquíssimos os pais que vão à escola livremente para saber do desenvolvimento de seus filhos. Mas, essa minoria já nos dá a esperança de que ainda poderemos mudar essa história da educação. Fica um alerta aos pais: a escola e a família juntas serão imbatíveis na formação de seres humanos com futuros brilhantes. Ainda dá tempo de mudar esta imagem!
Professora Denize Pizzatto
Em 26/04/10

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Resultados Jogos Escolares:

Futsal masculino – categoria “A”

Mário Spinelli x Vila Bela
......4..................... 5.......

Mário Spinelli x 13 de Maio
......10.................... 2.........


Futsal Feminino – categoria “A”

Mário Spinelli x Bela Vista
...........4............... 2.........


Handbol Masculino

Mário Spinelli x São José
...........19.................11......

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Professora Neide! 16/04/2010



Desculpe-nos o atraso…
Mas não esquecemos de você!!!


Não esquecemos esse dia tão especial…
Desse dia que Deus trouxe ao mundo uma pessoa muito especial, que sabe cativar e encantar quem a rodeia…
Que sabe conquistar!

FELICIDADE, AMOR, SAÚDE, PAZ!

São estes os presentes que toda a equipe Mário Spinelli deseja à você…

Parabéns!

Professora Neide!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Boas Vindas!!!!

Elizânia Maciel – Biologia



Professora Elizânia
Estávamos todos com saudades de você.
Seja bem vinda de volta a família Mário Spinelli.
Estudar biologia já não era a mesma coisa sem você.


E por falar em biologia, confiram a foto da
Professora Alessandra com sua filhota Gabriela
Que já está com dois meses.
Não dá vontade de levar para casa?
A Gabriela é claro!




Alessandra e Gabriela


Gabriela 2 meses

Projeto "Profissões" com a prof. Vera




Confira agora uma entrevista com a prof. Vera Lucia Bresolim sobre o Projeto: Profissões.


Neide: Prof. Vera gostaríamos de saber mais sobre esse projeto.

Prof. Vera: Na verdade eu estou dando continuidade ao projeto que já vinha sendo desenvolvido pela prof. Fátima, com o objetivo de levar ao conhecimento dos alunos dos terceiros anos, informações referentes as mais diferentes profissões. As profissões foram escolhidas pelos próprios alunos.

Neide: Então o projeto já está em andamento?

Prof. Vera: Sim. No dia 09 de abril recebemos em nossa sala de informática para um bate papo informal sobre a profissão – médica – a jovem sorrisense Angela Bampi, que está no 5º ano de medicina na UNIC de Cuiabá. A mesma respondeu a diversos questionamentos a respeito desta profissão.

Neide: Qual foi a receptividade dos alunos?

Prof. Vera: Foi surpreendente o interesse dos alunos ao tirar suas dúvidas com respeito a um dos cursos mais concorridos dos vestibulares.

Neide: Você já tem um novo profissional convidado?

Prof. Vera: Sim. A cirurgiã dentista Dra. Daniele Reverte Denardi estará conosco na próxima etapa.

Assista a seguir, dois vídeos, que falam sobre as dificuldades para escolher os cursos e saber qual a melhor faculdade para cursá-los.
(Fonte: You Tube – Revista Veja).


Como surgiu o LOGOS...com o Profº Renivaldo





Entrevista concedida pelo professor Renivaldo Fortes ao jornallogospinelli, com relação à criação do Jornal Logos.

Neide: Prof. Renivaldo quando foi idealizado o jornal Logos?

Prof. Renivaldo: No ano de 2004, enquanto professor da Escola Mário Spinelli, como Projeto de trabalho, sugeri a existência de um jornal impresso que pudesse divulgar o que a Escola estava fazendo no âmbito educacional.

Neide: E como surgiu o nome Logos?

Prof. Renivaldo: Precisávamos de um nome forte e que tivesse um conceito consistente, então retornando aos meus estudos de Filosofia pensei neste nome, pois significa conhecimento, saber, ciência primeira, segundo os estudos gregos.

Neide: E com qual objetivo foi criado o Logos?

Prof. Renivaldo: Com o objetivo de produzir um jornal de circulação interna, produzido pela comunidade escolar evidenciando a diversidade da produção, do pensamento. As opiniões e idéias do interior da escola.

Neide: Como se deu o envolvimento dos alunos?

Prof. Renivaldo: Primeiro foi feito o convite a toda a comunidade escolar. Apresentaram-se aqueles alunos que tinham afinidade com o projeto. Então fizemos reuniões com os alunos nas mesas de estudo do saguão na antiga infraestrutura da Escola que era localizada à Avenida Marginal Esquerda, 470, hoje Corpo de Bombeiros. Montamos equipes de trabalho.
A edição e a diagramação era feita por Maciel Kaleb que após formar-se no ensino médio fez faculdade na UNEMAT.
A Naiara Zanatta, que cursou Ciências Biológicas na UEL (Universidade Estadual de Londrina), fazia o editorial – escrevia muito bem por sinal.
O Marquinhos, produzia charges semanais que eram muito boas.
Como a impressão do jornal tinha custo, foi criada uma equipe para buscar patrocínio. Tínhamos em torno de dez patrocinadores.
A correção ortográfica era feita pela equipe de professores de Língua Portuguesa.


Neide: Qual foi o tempo de circulação do jornal e porque ele parou de circular?

Prof. Renivaldo: Ele circulou durante o ano de 2004. Em 2005 eu deixei de fazer parte do quadro de professores da Escola, então o prof. Jairo Brisola assumiu. O jornal circulou mais ou menos até a metade de 2005, a partir de então faltou tempo e mobilização. Alguns alunos se formaram em 2004 e foram fazer faculdade e o jornal se extinguiu.

Neide: Obrigada professor por compartilhar conosco a história do Logos.

Bem pessoal embora nós tenhamos feito um concurso para nomear o nosso jornal, acabamos optando pela volta do Logos, só que agora on line. Você percebeu na entrevista que os alunos que se envolveram com o jornal acabaram em faculdades renomadas, por isso estamos convidando você a fazer parte desse jornal, a vir somar com a equipe.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Coord. Denise e seus 21 anos...













GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA


Denise...




Como você mesma disse hoje você está completando sua maioridade "21 aninhos".
Toda família Mário Spinelli deseja a você toda a felicidade do mundo.
Que todos os seus sonhos "bons" se realizem.

Parabéns!!! Parabéns!!! Parabéns!!!





quarta-feira, 7 de abril de 2010

"Projeto Sala Limpa é 10"












Entrevista feita pela aluna Alline Franceschini Fliegner com as Tias Terezinha e Maria do Socorro da equipe de apoio da Escola sobre o


“Projeto Sala Limpa é 10”.



Além delas também participam do projeto a Lurdes, Sélia, Mis Lene, Luciano, Nurimi, Nilva, Silvana, Arlene, Fabiana e Ana Paula.
Elas explicaram que o objetivo do projeto é levar os alunos a cuidarem das salas de aula, mantendo as carteiras limpas, sem riscá-las, não jogar lixo no chão, cuidar das cortinas, não por os pés nas paredes ou riscá-las. Na hora do lanche deixar as canecas, os pratos e os talheres na cozinha e não jogar lixo no pátio da escola. Com relação aos professores, elas pedem que os mesmos deixem os quadros apagados e organizem as louças do lanche.
O que vai fazer com que os alunos cumpram com seu dever, pois quando a Escola se propõe a “Educar para a vida” também é preciso trabalhar esses valores, é o fato de que a direção vai premiar os alunos das salas limpas. A premiação ainda não está definida, mas fala-se em um dia na piscina com almoço preparado pela escola ou um rodízio de pizza, em fim, vale a pena participar do projeto.
A Maria do Socorro e a Terezinha encerraram a entrevista agradecendo o apoio dos alunos e profissionais da escola.
Parabéns pelo projeto, meninas. Somos parceir@s.

Poesia pela Coordenadora Denise


Momentos

Há na vida momentos
Esperados,
Inesperados!
Momentos que são
Inesquecíveis,
E outros que não se devem lembrar!
Momentos estes que tecem a vida,
Tecem o mundo,
Costuram a alegria
E também a tristeza!
Costuram o amor
E o desamor!
Há momentos que são momentos!
Há momentos de decisão,
De indecisão,
De certezas,
De incertezas!
Há momentos de paz,
E momentos de guerra!
Momentos que não sabemos o que dizer!
Momentos em que as palavras
Simplesmente somem!
Momentos em que não podemos fugir.
Momentos em que o gesto vale mais
Do que palavras copiadas de um livro qualquer!
No gesto se entende o momento,
Na vida percebe-se a importância de um momento!
Segundos se perdem durante um momento,
Mas na mente se gravam todos os momentos!
E nesse traçar de fios e de redes
Vem e vão-se os momentos!
Há grandes momentos,
E momentos que nada significam!
Mas, há o momento da vida,
E este supera a todos!
Há momentos... Há vida!
Há momentos... Há vida!



Autoria: Professora Denize Pizzatto
Setembro/09

terça-feira, 6 de abril de 2010

Esportes: Mário Spinelli é Dez







Repórter: Professor você está desenvolvendo um projeto bastante interessante com relação a competições. Gostaríamos que nos descrevesse esse projeto.

Jânio: o Projeto tem o nome Competição: Mário Spinelli é Dez, que tem por finalidade desenvolver trabalhos específicos de treinamentos esportivos nas modalidades de futsal masculino e feminino, voleibol masculino e feminino handebol masculino e feminino, basquetebol masculino e feminino e atletismo masculino e feminino com o intuito de descobrir novos valores para o esporte e também participar dos jogos escolares de 2010, realizados pela Secretaria de Esportes Municipal na primeira etapa e as demais etapas são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Esportes.

Repórter: Além de competição propriamente dita o Projeto trás algum outro benefício para os nossos alunos?

Jânio: Sim. O aspecto cultural de um povo influencia e diferencia diretamente, o modo como os indivíduos praticam o esporte. O esporte apresenta características específicas, como a fácil adaptação e a criatividade como fator de superação, além de priorizar o desenvolvimento de valores construtivos, tais como: companheirismo, cooperação, auto-superação e o autocontrole, no sentido de ressaltar o respeito para com o adversário, no senso de limite e na compreensão crítica da conduta desportiva frente à observância das regras.
O esporte deve ser compreendido como educação não formal que permite o desenvolvimento e a auto realização dos indivíduos.

Repórter: Quando estão acontecendo os treinamentos?

Jânio: Os treinamentos de futsal feminino estão sendo realizados nas segunda e quartas-feiras das 17:00 as 19:00 horas.
Os treinamentos de futsal masculino acontecem as quintas e sábados das 17:00 as 19:00 horas.
Treinamentos de basquetebol são as sextas feiras das 17:00 as 18:30 horas.
Handebol feminino aos sábados as 15:00 horas e handebol masculino das 16:00 as 17:00 horas.
Voleibol terças- feiras das 17:00 as 19:00 horas.

Repórter: A Escola oferece outras atividades físicas que não fazem parte desse projeto?

Jânio: Sim. A Escola oferece aulas de natação e hidroginástica nas quintas-feiras com a professora Dirce no horário das 8:00 as 9:00 horas.
Aula de natação com o professor Clodoaldo nas quartas-feiras das 13:00 as 15:00 horas;
Na quinta-feira das 8:00 as 9:00 horas e na sexta-feira das 7:00 as 9:00 horas.
A professora Roseméri trabalha natação as quartas-feiras das 15:00 as 16:00 horas e sextas-feiras das 14:00 as 15:00 horas.
A prática das atividades físicas inserida no campo da saúde compreende ações de orientação e prática preventiva, contribuindo para potencializar e preservar as capacidades físicas, funcional e psico-social do participante, melhorando a qualidade de vida no âmbito do bem estar físico, psíquico e social do indivíduo, influenciando-o na formação da sua auto estima, credenciando-o para uma melhor ação produtiva e participativa no âmbito do processo social.
Com tantos benefícios que o esporte oferece convido a todos para se juntar aos alunos que já estão treinando. Aguardamos vocês.

Vale lembrar que os jogos escolares municipais começarão dia 20/04/2010.

1º Workshop de Rádio Estudantil







Está acontecendo na Escola o 1º Workshop de Rádio Estudantil – o mesmo é uma promoção da coordenação da Rádio Estudantil Mário Spinelli, orientado pelo professor Renivaldo Fortes. O objetivo do workshop é promover a qualificação dos interessados a aprender noções básicas de automação, edição, locução e mixagem de áudio. Além de instruções teóricas sobre as técnicas utilizadas no funcionamento de uma rádio, os participantes irão fazer exercícios práticos de locução, edição e mixagem de áudio. Serão utilizados como recursos os programas Sony ACID Pro, Sony Sound Forge e ZaraRadio.
Confira as fotos do primeiro encontro.