título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

POESIA "Escola de Sorriso"

Escola de Sorriso


A escola Mário Spinelli,
É muito legal, não é me achando não,
Não me leve a mal.

Isso é que é,
Escola de verdade,
Melhor do que outras,
A melhor da cidade.

Uma escola que tem,
Professores qualificados,
Muitas pessoas honestas,
São todas graduadas.

A escola pelo qual,
Nunca quero sair,
Mas se eu sair,
Não sei pra onde ir.

Nessa escola aqui,
Quero me qualificar,
E no Final do ano,
Eu vou me formar.

David Souza Silva

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Persistência que trás resultado.


O aluno do 1º ano DEVERSON VANDRE PAVINATTO, deficiente auditivo e neuromotor fazendo atividades de hidroginástica para recuperação neuromotora supervisionada pelo prof. Clodoaldo.
As aulas já tem dado resultado, uma vez que, o aluno já está escrevendo melhor, conseguindo sentar-se de maneira mais descomplicada.
Vale destacar o esforço do Deverson e a assiduidade do mesma às aulas.
Parabéns. Você é um exemplo a ser seguido Deverson. Parabéns ao professor Clodoaldo por acreditar na mudança.
Prof. Neide.


NASCEU MAIS UM SORRISENSE

O Gabriel, filho da Cláudia e do Almir e irmão da Beatriz.

Parabéns! Deus abençoe o novo membro da família.




Muita saúde!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SIMULADÃO Escola mario Spinelli

Estão abertas as inscrições para os alunos da Escola Estadual Mario Spinelli que forem participar do 12º SIMULADÃO ESCOLA MARIO SPINELLI.

Os interessados procurar a coordenação da escola para retirar a ficha de inscrição.

As provas serão no dia 09/10/2011 as 08:00h.

Não percam essa oportunidade para testar seus conhecimentos, principalmente aos alunos concluintes do Ensino Médio.

Hoje começa....


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

POESIA "Escola Mário Spinelli"

Esta é a escola,
Que amo e sempre amarei,
Muda-se a coordenação,
Mas mesmo assim me acostumei.

Eu sei que é chato,
Acabou o modular,
Mas fazer o que?
Tem que estudar.

O estudo hoje em dia,
É difícil conseguir,
Mas, quando conseguir, pergunte-se
Como chegou até aqui?

O estudo hoje,
É fundamental,
É só se dedicar
Que vai virar profissional.

Muitas coisas,
Na escola mudaram
Poucos gostaram
Mais muitos detestaram.

David Souza Silva

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SEMANA DE PROVAS - 3º BIMESTRE

Atenção aos alunos da E.E. Mario Spinelli para a semana de provas do 3º Bimestre:

* 19/09 - Segunda-feira
* 20/09 - Terça-feira
* 21/09 - Quarta-feira
* 22/09 - Quinta-feira
* 23/09 - Sexta-feira


Boa sorte nas avalições a todos .........

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

REUNIÃO PEDAGÓGICA

No último sábado, 10/09/11, aconteceu em nossa Escola uma Reunião Pedagógica, que contou com a presença da direção, coordenação e a maioria dos professores.
Entre os assuntos tratados foi à implantação ou não do EMIEP – Ensino Médio Integrado  com Educação Profissionalizante.
Após serem analisados os prós e os contras, decidiu-se pela sua implantação a partir do ano de 2012.
Um dos requisitos colocados pelos professores é o de que os pais deverão assinar um termo de compromisso com a escola, no sentido de que os alunos deverão freqüentar o ensino profissionalizante durante os 3 anos, sem que haja desistência por parte dos mesmos, seja pelo fato de ter arrumado um emprego ou não estar gostando do curso.
Com relação aos outros pontos tratados, a reunião foi bastante esclarecedora

               

terça-feira, 13 de setembro de 2011

    10 CONSELHOS PARA SAIR-SE BEM NA PROVA DO ENEM


1 .Use a norma culta do idioma ao escrever;

2. Para não “zerar” na prova de redação, o texto precisa ter
ao menos oito linhas no máximo 30;

3. No tocante ao tempo, procure treinar em casa produzindo
a redação em, no máximo, uma hora;

4. A redação deve apresentar uma proposta de intervenção
na sociedade que seja ética;

5. O tema sempre se relaciona a uma das competências
exigidas pela prova objetiva,como,por exemplo, a questão da
biodiversidade e da saúde pública;ou, na área das ciências humanas,
questões ligadas à cultura, identidade, cidadania e democracia;

6. No que se refere ao tema, interprete a proposta com cuidado
para não cometer desvio e falhas de abordagem;

7. Construa um roteiro do que vai abordar, com todos os argumentos
e etapas a serem desenvolvidas;

8.Procure utilizar argumentos e referências que envolvam conhecimentos de
outras áreas, promovendo a interdisciplinaridade;

9. Apresente proposta especificas e aplicáveis, sempre relacionados às causas do problema;

10. Revise atentamente o texto, verificando possíveis erros e repetições de palavras.

"Paz Nas Escolas"

   Está acontecendo, em nossa Escola, o I FÓRUM

ESTADUAL DE EDUCAÇÃO "PAZ NAS ESCOLAS". 
Esta é uma iniciativa  da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). O fórum tem como objetivo identificar situações de conflitos e violência que atingem diretamente a escola e seu entorno e levantar propostas para o seu enfrentamento. 
A Escola Mário Spinelli entrou no clima, confeccionando uma faixa para que a comunidade que transita nos arredores da Escola fique sabendo que esta atividade está sendo desenvolvida. 
Os professores foram preparados para este dia na reunião pedagógica que aconteceu no sábado, dia 10/09.
As fotos abaixo são do 1º ano "A".
Discutimos juntos  o que gera a discórdia e o que fazer para que a paz reine em nossa  Escola. A discussão foi bastante produtiva e acalorada. Foi uma reflexão com relação a maneira como cada um age com o outro e o que pode ser feito para que a paz seja praticada a cada dia.
Nos comprometemos a juntos, professora e alunos , tentar fazer a paz acontecer. 
Professora Neide.                        



Uma fez 15 e a outra 18 aninhos...

Você já sabe quem são as aniversariantes de hoje?

Parabéns a téc. do laboratório de ciências a Fabiana e a professora Noeli.
O sorriso de vocês contagia a todos nós. Que Deus abençõe as duas e multiplique o carinho que nos dão ao longo de toda sua vida.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UNEMAT convida..... !!!!!!


E O II COLÓQUIO REGIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA.

Língua, Ciência e Ensino desafios globais e locais.

informações:

(66) 3511- 2126 - 3511- 2120

coloquiocrla@unemat_net.br

15º Simuladão do Jornal A Gazeta

Seduc é parceira no 15º Simuladão do Jornal A Gazeta


Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de todo o  Mato Grosso poderão participar do 15° Simuladão do Jornal A Gazeta. A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o grupo Gazeta de Comunicação, ofertará as provas em 11 pólos no Estado. O objetivo é que os alunos sejam inseridos nesse processo de autoavaliação e vivencia que antecede o Exame Nacional de Ensino Médio. Os interessados terão até o dia 20 de setembro para fazer a inscrições (informações) on-line pelo endereço http://www.gazetadigital.com.br/.

Para os interessados a Seduc disponibilizará onze pólos no Estado para a realização das provas no dia 2 de outubro. Eles estarão em Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Poconé e dois locais em Alta Floresta. Os locais de provas serão divulgados através das pessoas indicadas na tabela abaixo, sendo a maior parte deles realizada nos Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) dos municípios pólos. E ainda, Assessorias Pedagógicas ou em escolas da rede estadual. Confira!

Rondonópolis - Rosilene de Morais Sousa - Cefapro
Sinop - Márcia Weber - Cefapro (66) 3531-7959/(66)9902-7888
Tangará da Serra - Ângela Mercês - Cefapro
Cáceres - Márcia Elizabeth - Cefapro
Barra do Garças - Ernandes Araújo Nascimento - Cefapro
Sorriso - Ivania Stramari Barden (66) 9645-1539
Primavera do Leste - Maria Sebastiana de Souza - Assessoria Pedagógica
Lucas do Rio Verde - Ester - Verificando a Escola D. Bosco ou o CEJA.
Alta Floresta 2 - Edson Santos - Assessoria Pedagógica
Poconé - Benedito Eduardo da Silva - Esc. Prof. Eucaris Nunes da Cunha e Morais
Alta Floresta 1 - Neuza Maria Tozzi - Cefapro

RESULTADOS DO ENEM 2010

Nesta segunda-feira, 12/09/2011 o MEC divulgou os resultados do ENEM 2010. Confira abaixo o desempenho(média e ranking nacional) das escolas do município de Sorriso-MT.
       Escola                                                                         Média         Ranking nacional
CENTRO EDUCACIONAL BASICA SÃO JOSE                 601.12                     3141º
CENTRO EDUCACIONAL VINICIUS DE MORAES          598.37                     3333º
E.E. MARIO SPINELLI                                                         540.10                     9437º
E.E. CRISTIANO ARAUJO PIRES                                      529.86                     11368º
ESCOLA NOVA DINAMICA DE EDUCAÇÃO BASICA       522.34                     12849º
E.E. IGNACIO SCHEVINSKI FILHO                                   484.85                      18161º

Considerando ainda, que participaram 26099 escolas no Brasil, e a escola com a maior média foi 761.70 pontos. 

4º PRIMAVERA FEST



Em 2008 a Profª. Maria de Fatima Garcia em conjunto com uma comissão de professores deu início ao 1º Primavera Fest. Uma festa na qual são escolhidos a Miss e o Mister Mário Spinelli.
É sempre uma festa alegre que acaba unindo, na sua final os três turnos e mostrando toda beleza que temos em nossa escola.
Falando em escola queremos agradecer aos alunos das salas anexas do Distrito de Primaverinha .

Parabéns a todos, e aos dois alunos vencedores do concurso:

Dayane Yume Covre de Almeida e Anderson Luiz Vargas Fachin



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Você tem dúvidas com relação ao ENEM?


  Atendendo a pedidos estou postando 10 dicas para que sua redação não seja desclassificada no ENEM.
As dicas foram extraídas da Revista Língua Especial – Redação – www.revistalingua.com.brVocê tem dúvidas com relação ao ENEM?
Os 10 pecados da redação:



    1.FUGA DO TEMA
    Fugir do tema estabelecido pela prova pode invalidar o texto. Por exemplo, a proposta soliocita uma redação sobre o trabalho infantil, mas a redação trata de menores abandonados. Certamente a nota será “zero”. No manual do candidato da FUVEST 2011, há a informação clara de que a fuga completa ao tema anula a redação. Para ilustrar esse “pecado capital” cometido por muitos candidatos, o trecho a seguir serve de alerta:

“Desde a colonização os animais estiveram ao lado da população, sendo utilizado como tração em transporte inicialmente na cana de açúcar e depois da mineração para o litoral do país, ao mesmo tempo serviu para a diversão como em touradas ou rinhas de galos, o que é mais comum no Brasil”

A proposta exigia uma dissertação sobre o uso de animais em experimentos científicos, mas o candidato dissertou sobre a utilização dos animais no trabalho e em ambientes de entretenimento. 


2.USO DE GÍRIAS FORA DO CONTEXTO


As gírias são um meio de expressão perfeitamente aceitável em conversas informais, como as que mantemos no dia a dia com nossos amigos e colegas. Elas também podem aparecer em textos narrativos, principalmente nos diálogos travados entre alguns personagens. Entretanto, numa dissertação, em artigos de opinião ou numa carta argumentativa o uso de gírias é inadequado, uma vez que esses gêneros pressupõe uma língua elaborada em contextos formais. Além disso, e sobretudo no contexto de uma dissertação, as gírias podem causar algum “dano”, como ilustra a passagem abaixo:

“As pessoas que fazem uso de drogas, a maioria delas é gente da pesada, não se importando com quem está passando. Tem até tiozinho curtindo seu barato na frente das crianças. Esta na hora das autoridades olharem para essa questão, pois se continuar como está, não sabemos como vai acabar.”



    3.O PONTO FINAL DO GÊNERO

Adotar um gênero diferente do solicitado pela prova implica na nota zero. Assim, para evitar que esses esforços resultem nulos, leia com bastante atenção a proposta, pois de nada adianta escrever um texto impecável do ponto de vista gramatical se ele não atende ao tipo do texto solicitado.

“Quando pensamos na palavra 'fronteira' é quase inevitável relacioná-la ao limite geográfico de uma região. Porém, se analisarmos esse termo com mais cautela, veremos que ele possui um significado muito mais amplo do que apenas o de 'divisa'.”

a proposta solicitava uma narração sobre personagens que se deslocariam de um país a outro em função dos movimentos migratórios, mas o candidato fez uma exposição de idéias dissertando sobre o tema.


    4. LINGUAGEM PROLIXA

Há uma história segundo a qual um ladrão teria entrado na casa de Rui Barbosa para roubar-lhe uns patos. O famoso jurista teria assim revidado:

“Se é para zombares de minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei a quinquagésima potência que vulgo denomino nada.”

não sabemos se é verdade, mas se Rui Barbosa proferiu essas palavras, certamente não foi compreendido. A anedota, porém, ilustra que casos semelhantes a esses não podem ocorrer no vestibular, momento em que os candidatos devem evitar a sofisticação artificial da linguagem escrita. Segundo orientações da UNICAMP, o grau de formalidade exigido pela banca numa dissertação deve ser compatível com a linguagem de alguém que concluiu o ensino médio. Para não cair em armadilhas evite se expressar como o autor do texto a seguir, reprovado no vestibular da UFRJ de 2009:

“A sociedade do mundo moderno – oriunda da inolvidável dispersão cultural – vem sofrendo um fenômeno peculiar: a convergência de costumes e pensamentos. Alguns não concordam com a trajetória retilínea da sociedade (...)”.


    5. CLICHÊS E FRASES FEITAS



“Ver o mundo diferente não só não deve ser considerado anormal, como deve ser agradecido. Se o normal que vivemos como sociedade é a chave para a felicidade, há um paradoxo quanto à incapacidade de muitos de enxergarem alguma felecidade em si.”




    6. DESLIZES DE PORTUGUÊS

Em qualquer prova de redação, espera-se que o candidato demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentar coerentemente e expressar-se de modo claro, correto e adequado. Expressões como “para mim comprar” ou erros de concordância verbal podem ser fatais. Observe, no exemplo a seguir, que a frase “não seriam encontradas” estabelece uma concordância verbal indevida com a palavra “cura”. A frase correta seria: “a cura para as doenças não seria encontrada”.

É difícil de se aceitar ideia de que animais morrem para que possamos viver, mas é assim que a coisa funciona. Se não fossem por eles, muitas pesquisas iriam ser canceladas, consequentemente, a cura para doenças não seriam encontradas e muitas pessoas morreriam.” 

7.A REPETIÇÃO DE PALAVRAS PRÓXIMAS



Um dos problemas que mais causam impressão desagradável em quem lê um texto é a repetição insistente de uma mesma palavra em lugares próximos, o que pode sugerir pobreza de vocabulário por parte do candidato. Para não escrever o mesmo termo várias vezes, use sinônimos. No exemplo a seguir, extraído de uma redação do vestibular da UFRGS de 2009, o candidato usa “preocupante” na mesma linha em que escreve “preocupação”. Repete também o pronome demonstrativo “dessa” em “dessa maioria” e “dessa realidade”.

“Segundo dados do IBGE a grande maioria da população sul-rio-grandense tem acesso à água encanada, a energia elétrica, a educação e a coleta de lixo. O problema mais preocupante é a falta de preocupação, dessa maioria para com o restante da sociedade, que vive à margem dessa realidade de qualidade de vida, precisando se submeter a moradias insalubres nas periferias dos grandes centros urbanos, sujeitas, muitas vezes, a alagamentos, a deslizamentos de terra e a inúmeros tipos de doenças.”

No texto também se evidência um problema de eco com a reiteração dos sufixos -dade em “sociedade”, “realidade” e “qualidade”. Observe também a reiteração do sufixo -mento nas palavras “alagamentos” e “deslizamentos”.


    8. RACIOCÍNIOS EMARANHADOS

No que se refere á coesão, a banca examinadora da FUVEST, por exemplo, considera como fato negativo o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras e expressões, assim como o uso inadequado de conectivos. A redação a seguir, reprovada no vestibular, ilustra bem como um texto desarticulado prejudica a compreensão do todo. Observe a conjunção “enquanto”, nas duas ocorrências em que aparece, esta empregada de modo inadequado.

    O cinema, enquanto veículo da mídia e meio de comunicação, é um fórum social de relevância incomparável. Em seus múltiplos aspectos, o cinema abarca e trabalha diversas dimensões da vida humana, o que se refere em seus papéis enquanto forma de entretenimento objeto de concepção e expressão artística, sua atuação formativa e doutrinadora sociocultural e mesmo psicológica.”
No caso,o correto seria usar o conectivo “como”.
Na primeira frase, teríamos “o cinema, como veículo de mídia e meio de comunicação”, e na segunda,”o que se revela em seus aspectos como forma de entretenimento”.É importante lembrar que a conjução “enquanto” só deve ser utilizada em frases que denotam simultaneidade :''enquanto o professor ensinava , o aluno lia um livro”



    9.FALTA DE ARTICULAÇÃO

A coerência relaciona-se à coesão e também diz respeito a clareza de raciocínio. Um texto incoerente reflete a incapacidade de interligar argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas. No exemplo a seguir, o candidato precipita-se usando a conjunção ''portanto'' no primeiro parágrafo estabelecendo uma relação inadequada entre as idéias. Observe que a oração ''grande parte da verba que é destinada para esse fim'' não decorre da precariedade da saúde pública no Brasil. 
 
“A saúde pública no Brasil é precária, portanto, o dinheiro que é destinado para esse fim acaba tomando um caminho diferente, e isso acaba prejudicando as pessoas que não têm condições de arcar com as despesas de convenio ou com médicos particulares.”


    10.AMONTOADO DE INFORMAÇÕES


    O candidato não pode sair escrevendo tudo o que lhe vem à cabeça só porque estudou bastante e encontrou na redação uma oportunidade para mostrar tudo o que aprendeu. Numa prova dessa natureza deve-se fazer um plano de texto selecionando as informações pertinentes ao tema proposto e interligando-as adequadamente. Observe, no exemplo abaixo ,como o excesso de informações prejudica a clareza do texto.
    Hoje, quando no seio de uma família numerosa há um jovem que, por falta de certa vivacidade de espirito e de outros predicados naturais, ou dos que se adquirem pelo esforço e pelo trabalho, não pode obter os meios de subsistência, e menos ainda de obter qualquer colocação saliente, ou um ancião, vencido na vida, para quem a fortuna não foi caridosa nas profissões que tentou, sem disposição para o exercício de qualquer trabalho conhecido e lícito...”



   









terça-feira, 6 de setembro de 2011

Você tem uma armação de óculos?

O Lions Club de Sorriso está nos convidando a participar da Campanha de Doação de armação de óculos.


Peça para seu avô, sua avó, pai, mãe, tio, tia, vizinha, vizinho ou a sua que você trocou por uma da moda e deposite na caixa que se encontra na coordenação da Escola.

Obrigada por sua colaboração.

Vamos brincar ?

A Pastoral da Criança está convidando a comunidade Mário Spinelli para participar da Campanha de doação de brinquedos. Os mesmos serão repassados para as crianças que participam da pesagem nos bairros. A festa será no dia 12 de outubro, dia da criança.
Se você tem em sua casa um ursinho ou qualquer outro brinquedo, traga para nossa Escola e deixe na caixa que ficará no banco do corredor de entrada da Escola.

Alguns brinquedos virão danificados, então, se você tem talento para consertá-los, está convidado a fazê-lo.

Vamos ser solidários mais uma vez e fazer um grande número de crianças sorrir.

PRIMAVERA FEST 2011

Nesta sexta-feira dia 09/09/2011, a partir das 19:00 h, nas dependências da piscina da E.E. Mario Spinelli, será realizado um grande evento com a finalista do PRIMAVERA FEST 2011, com a escolha da MISS e MISTER Mario Spinelli 2011.
Segue relação dos candidatos(as) semifinalistas:
 Dayane Yume Covre de Almeida 2ºD
Ana Caroline Barbosa 2ºA


Anderson Luiz Vargas Fachin 3ºA
Sinésio de Campos Junior 1ºE
Kaique Alexandre S. Perin 1ºC
Ketlin Munin Zimmermann 3ºF
Patricia Aguiar Dias 2ºG
Ariel Jonatas de Souza Silva 3ºF
Sebastião Junior da Silva 2ºG
Danieli de Oliveira Silva 2ºL
Joice O. Ignatez 2ºJ
Karla Gabryela Almeida Deon 3ºH
Edson Juliano da Silva Dias 1ºL
Juliane Felimberty dos Santos 1ºO
Rosenilda Terezinha Fernandes 2ºO
Eliane Cristina Schewig 3ºM
Yuri Gabriel Santos de São Cirillo 1ºO
Paulo Cezar Santana Souza 2ºO
Diego de Almeida 2ºO

Boa sorte a todos e bom desfile.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO

NOELI DALBEM – 11/09
FABIANA S. DA SILVA – 11/09

TEREZINHA DALL’AGNOL – 14/09
ALCIDES J. DA SILVA – 17/09

HERMES GALEAZZI – 18/09
PAULO N. N. SILVEIRA – 21/09

MARIA CRISTINA DENARDI – 23/09

DALIANE LOURENÇÃO – 27/09