título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Inauguração do site da escola


Atenção

O site da escola está oficialmente no ar! Acesse: www.mariospinelli.com.br e fique por dentro de tudo que acontece na  sua escola!




                                                                                           Equipe Educomunicação

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ENEM 2012








Hoje é o último dia de inscrição para o ENEM 2012...
Não deixem para a última hora...

Equipe Educomunicação

quinta-feira, 14 de junho de 2012

terça-feira, 12 de junho de 2012

Abertura de novos cursos


Atenção alunos do terceirão: 


MEC autoriza 100 vagas em medicina para UFMT
O Ministério da Educação (MEC) autoriza, universidades federais e instituições particulares de educação superior, oferecer mais de 2.415 vagas em cursos de medicina a partir do segundo semestre deste ano. Dentre elas está a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) que foi contemplada com mais de 100 vagas, das quais 60 são para o Campus de Sinop e 40 para o Campus de Rondonópolis.
Segundo o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a qualidade na expansão do número de vagas será acompanhada pelo Governo Federal.
Nosso esforço é ampliar com qualidade a quantidade de vagas em cursos de medicina. Não estamos com pressa, queremos fazer bem feito”(Aloísio Mercadante).
Essa abertura de novas vagas seguiu critérios específicos como:
·         Disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico;
·         Índice de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), 5 para cada profissional em formação.
Com esse aumento no número de vagas para nossos estudantes, além de beneficiá-los, irão gerar mais de 1.618 contratos de professores e 868 técnicos administrativos.  


Equipe Educomunicação

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Momento Cívico


       Escola Estadual Mário Spinelli  promove patriotismo

       Semanalmente os alunos da escola Mário Spinelli têm realizado o momento cívico com hasteamento da bandeira e entoação do Hino Nacional.  "Queremos regatar os valores patrióticos que se perderam no decorrer do tempo, como o amor à pátria e consciência de nação", ressalta a diretora Denise. A escola cumpre o seu papel de promover o exercício da cidadania. 

Equipe Educomunicação

Semana de prova






 Equipe Educomunicação

Unemat Sisu


logo.pngFiquem atentos!




            Unemat vai aderir ao Sisu a partir de 2013/1


 A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério de Educação e Cultura, como política de ingresso de acadêmicos a partir do primeiro semestre de 2013. A proposta foi aprovada, nesta terça-feira (05.06), na 1ª sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada em Cáceres.
A adesão da Unemat em 100% das vagas será apenas para ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano. Desse total de vagas, 50% serão reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outras 25% para o programa de Inclusão Ético-Raciais da Unemat. As provas são feitas em novembro de cada ano, quando é realizado o ENEM.
Já para ingresso no segundo semestre letivo continuará sendo realizado o vestibular tradicional da Unemat, que reserva 25% das vagas ao sistema de cotas étnico-raciais.
Fica criada uma comissão de acompanhamento e avaliação anual, cuja função é fornecer subsídios para a continuidade da adesão ou não da participação da Unemat ao Sisu. “É um projeto piloto. Por isso, foi criada comissão para acompanhar os índices para garantir o atendimento à comunidade do nosso Estado. Hoje, com o vestibular tradicional, a Unemat 20 cidades de Mato Grosso. Com o Sisu poderemos atender todos os municípios do Estado, com uma seleção gratuita”, explicou a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Di Renzo.
A adesão ao Sistema de Seleção Unificado foi amplamente discutida. Internamente, foram realizados Fóruns de Políticas de Ingresso da Unemat, em abril deste ano e novembro de 2011. “Enquanto gestão, a gente acompanha as discussões nacionais, em reuniões com a Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e promove debates com a participação da comunidade acadêmica”, disse a pró-reitora.
Inicialmente, a mudança não vai afetar os cursos oferecidos em modalidades diferenciadas, como Ensino a Distância, programa de Licenciaturas Plenas Parceladas e Educação Indígena.
Sisu- O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Seletivo de dança



Equipe Educomunicação

terça-feira, 5 de junho de 2012

GEMAS 2012

 
 Aguardem! Em breve o regulamento estará disponível aqui.
Equipe Educomunicação

Aniversariantes do mês!



Junho é mês de festança caipira, mas não abrimos mão de cantar parabéns e degustar um delicioso bolo!
Parabéns a todos que farão níver neste mês! 
Nossos votos de felicidade!


E não acabou ... tem mais:




Equipe Educomunicação Mário Spinelli

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


·         Amanhã, dia 05 de junho, ocorrerá a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
      Conheça um pouco da história desta prova tão famosa em nosso país.

       1894 – Aconteceu, na Hungria, a primeira Olimpíada de Matemática da história.
·         1959 – Foi criada a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática). Atualmente, a competição reúne alunos do Ensino Médio de mais de 100 países.
·         1977 – No Brasil, a Academia Paulista de Ciências promove a 1ª Olimpíada Paulista de Matemática, primeira competição do gênero no país.
·         1979 – Surge a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Hoje, junto com as Olimpíadas Regionais de Matemática, a competição reúne mais de 400 mil estudantes.
·         1985 –Criada a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática. Participam 22 países da América Latina, Espanha e Portugal.
·         2001 – Brasil figura entre os 20 melhores colocados na IMO, a frente de países como Canadá, França e Inglaterra.
·         2004 – Nasce a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
·         2005 – É realizada a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
·         2009 –Record: mais de 19,5 milhões de alunos se inscreveram para a edição da OBMEP em 5.510 municípios brasileiros.
·         2012 – A sua escola se inscreve na OBMEP e você passa a fazer parte dessa história.

      Uma ótima prova a todos os alunos inscritos...
Equipe LOGOS.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Carteiras novas

Atenção alunos: estamos de mobiliário novo!

         A escola acaba de receber carteiras novas, moderníssimas! São 4 salas de aula contempladas e a diretora Denise nos adiantou que já pediu mais. Vamos cuidar bem do patrimônio escolar: conservá-las limpas e em perfeito estado. Confiram como são lindas:



        Agora olhem como elas combinam com vocês: o par perfeito! 


Mais animados para estudar!


Agora, sentados confortavelmente em suas carteiras novas, aproveitem a aula!

Equipe Educomunicação



INTEGRANTE DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO MÁRIO SPINELLI REPRESENTARÁ MATO GROSSO EM BRASÍLIA
NA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


O aluno Fábio Dadalt Pedrotti, integrante do projeto Educomunicação da escola Mário Spinelli, representará o estado de Mato Grosso na capital nacional durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em julho deste ano. Fábio participou da capacitação de estudantes no trabalho jornalístico oferecida pela SEDUC- MT na semana passada. Dos 18 participantes, apenas 2 foram escolhidos para irem à Brasília para fazerem a cobertura jornalística. O aluno cursa o 1º ano e integra a equipe da rádio escolar desde o início deste ano. A escola Mário Spinelli novamente se enche de orgulho com mais um aluno destaque, que elevará o nome da escola no cenário nacional.


Equipe Educomunicação Mário Spinelli

 Aluno da escola Mário Spinelli participa de oficina educativa que capacita estudantes no trabalho jornalístico

                                            O ficina de capacitação (fonte: site Seduc)
Estudantes de sete municípios matogrossenses participam desde a terça-feira (29.05) de um curso de formação em Educação e Comunicação promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A atividade de três dias ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O curso é ministrado por estudantes de jornalismo da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo ofertar aos alunos técnicas jornalísticas de apuração de notícias, construção de textos informativos para site, além de elaboração de jornal mural e revistas, tendo como foco o processo educativo e de troca de experiências entre os participantes.
Segundo a assessora técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Marli Gouveia, ao todo, nove alunos que integram o projeto Educomunicação realizado em 68 Escolas Estaduais foram selecionados para participarem do curso. “Um dos critérios que utilizamos para a escolha foi à disponibilidade do estudante poder ficar três dias em formação na capital”, disse.
Ela explica que o trabalho foi dividido em explanação teórica e desenvolvimento prático. “Na terça-feira as formadoras repassaram os conceitos sobre o trabalho jornalístico e nos dias seguintes eles farão a aplicação por meio da cobertura jornalística da Conferência do CEDCA, que ocorre no mesmo local”. Nesta quarta-feira pela manhã os estudantes realizaram uma reunião de pauta para divisão das tarefas. Enquanto parte deles ficarão responsáveis pela digitação e alimentação do site “Agência Jovem de Notícias”, outros realizaram a cobertura da conferência e começaram a produção da revista e do jornal.
O estudante Fábio Dadalt Pedrotti, participante do projeto Educomunicação da Escola Estadual Mário Spinelli, de Sorriso, que é coordenado pela professora Terezinha F. de Almeida, foi selecionado para a oficina. O aluno, representante do projeto no evento, participará da seletiva da qual dois alunos serão escolhidos para irem a capital federal para participarem da Conferência Nacional da CEDCA, que ocorrerá em julho.
Terezinha F. de Almeida