A educação inclusiva é uma área de estudo muito debatida pelos educadores da Escola Estadual Mário Spinelli, principalmente nos encontros do Projeto d
Por isso, tentamos compensar as dificuldades enfrentadas diariamente, com o oferecimento de cursos sobre a educação inclusiva, e principalmente nos debates que possibilitam as trocas de experiências vivenciadas pelos educadores nas aulas teóricas e práticas. Citamos, por exemplo, as aulas de Educação Física, realizadas na maioria das vezes na quadra poliesportiva ou na piscina da escola, são por meio destas ações que temos aprendido como promover a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais no processo de ensino-aprendizagem.
Enfim, na Escola Estadual Mário Spinelli temos os alunos Naves Gheller Hamida e Jhony Delvys Dias Santos, ambos da 3°séri
A LDB em seu artigo 26, no parágrafo 3º diz que a Educação Física está integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às condições da população escolar. Todos estes educandos participam ativamente das diversas propostas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo, entre elas a gincana estudantil e apresentações culturais (teatro, dança, música, poesias).
Ademais, os PCNs trazem subsídios para os profissionais da área
Por conta disso, acreditamos que as experiências educacionais inclusivas nas aulas de Educação Física são um rico aprendizado, tanto para o professor quanto para os alunos. Elas são realizadas com o máximo de empenho por parte do orientador da disciplina e com os poucos recursos físicos e a falta de preparo pedagógico específico que estão disponibilizados na escola para atender a clientela educacional citada no texto que, a cada ano, tem crescido consideravelmente.
No entanto, não podemos limitar as nossas tentativas de inclusão educacional diante destes obstáculos encontrados, por isso, insistimos em preparar
Pensando sobre este assunto, já foram registradas na unidade educacional, diversas aulas que julgamos serem inovadoras sobre a óptica da inclusão, como tem sido no caso da disciplina de Educação Física ministrada pelo professor Jânio Araújo Lira. Comparecem às aulas de natação, os alunos Naves e Jhony, e com o auxílio de um colete, dos colegas da turma e do professor, participam das atividades na piscina, e em outros momentos na quadra durante os jogos esportivos, conforme mostram as fotos abaixo.
Quando as aulas são ministradas na sala de aula, os alunos Naves, Jhony e Gerusa participam dos trabalhos que necessitam da apresentação de dança e teatro. Todos os colegas da sala se dispõem a ajudá-los, transformando, assim, a aula em uma grande e prazerosa brincadeira de incluir os excluídos pela sociedade.
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