título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um bate-papo interessante

As drogas estão presentes em todos os espaços da sociedade, inclusive no universo escolar.

Em pesquisas recentes, a escola aparece como alvo potencial dos traficantes que podem ultrapassar os limites do muro escolar. Porém esse contexto de dificuldades é passível de mudanças por meio de ações, de diálogo, proteção e prevenção, o que mostra que a escola também pode contribuir para a diminuição do uso de drogas.

Para o adolescente, as drogas tanto lícitas como ilícitas fazem parte da vida social, das festividades, da inserção no grupo, embora nem todos façam uso delas.

Em geral, o adolescente tem resistência em admitir que o uso de drogas possa lhe causar problemas e gerar uma dependência, o que dificulta a abordagem da questão. Com base nessa dificuldade, o Sr. Adelino Lazarini Faxo Júnio – através do COMSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública – está levando para as escolas o Projeto “O papel das drogas”. Através de um bate-papo serio a respeito do tema “DROGAS” o Júnior explicou sobre os tipos de drogas, o que elas causam no organismo, como e porque os adolescentes iniciam no mundo das drogas. Sendo o palestrante uma pessoa bem experiente nessa área, pois já foi um dependente químico, desenvolve os trabalhos para alertar os adolescentes e jovens de modo geral quanto ao perigo da mesma com muita propriedade.

Vale destacar a relevância desse trabalho que envolveu a escola toda, através do qual se espera alcançar o objetivo que é, alertar os alunos quanto ao perigo das drogas e preveni-los contra os efeitos maléficos que a mesma causa, seja ela licita ou ilícita, e que ao se depararem com convites para experimentá-las, saibam dizerem NÃO, convencidos de que para se ter lazer e prazer não precisa drogas, tornando-se assim um adulto com desenvolvimento comportamental físico, cognitivo e psicológico saudável.

Vale ressaltar que foram levantados também os temas bullying, trânsito – moto e bicicleta.

A funcionária da Secretaria de Educação Celina Maria Sidon da Rocha também faz parte do projeto.

 
Quando perguntei nas salas de aula com relação a fala do Júnior recebi como resposta que foi o melhor bate-papo que eles tiveram sobre o assunto pois o palestrante fala a linguagem dos alunos.

Gostaríamos de agradecer ao Júnior por sua presença em nossa Escola.

Um obrigada a prof. Maria de Fátima Alcântara por ter escrito a matéria.

Confira as fotos:


Prof. Neide.