título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

sexta-feira, 2 de março de 2012

Dialogando com as artes - Discurso Citado

"O Grito" (1893), de Edvard Munch (1863-1944, pintor expressionista de transição do século XIX.





"O Grito", de Caulos, artista plástico brasileiro da atualidade.








     O quadro de Edvard Munch foi pintado no final do século XIX. Observe o espaço retratado, as cores utilizadas e a personagem que está em primeiro plano. A personagem central tapa os ouvidos com as mãos e tem olhos e boca bem abertos. A impressão que a personagem passa é de dor, sofrimento, angústia, desespero.
     O quadro de Caulos, pintado um século depois do de Munch faz uma "releitura" do quadro de munch, isto é, cita em seu quadro a tela de Munch, como por exemplo a figura humana que tapa os ouvidos, porém, incorpora um novo elemento que é uma mulher gorda, gritando e pendurada por um cabo de aço.
As duas imagens tem em comum a boca aberta, como se estivesssem gritando.
     O cabo de aço no qual está pendurada a mulher gorda sugere que a personagem não tem liberdade ou vida própria. Ela é controlada por outra pessoa, como se fosse uma marionete.
     A figura humana representada no quadro de Munch, ao ser deslocada do seu contexto e transposta para a tela de caulos compõe um outro todo significativo.
     O significado do grito no quadro de Caulos pode estar relacionado com a situação da mulher. É como se o grito revelasse a angústia de viver nos dias de hoje, uma época em que as pessoas, como marionetes, são manipuladas pelos meios de comunicação, pelo consumismo, pelos governantes, etc.
     Caulos, quando pintou "O Grito", não pretendia imitar o quadro de Munch, mas dialogar com ele. Por isso citou-o claramente, trazendo para dentro de seu quadro a figura humana representada no quadro de Munch.

Fonte: Português Linguagens - William R. Cereja e Thereza C. Magalhães.

Matéria prof. Neide.