título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

sexta-feira, 19 de março de 2010

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI - SORRISO - MT

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

Atualmente a Escola Estadual Mário Spinelli atende a uma clientela de aproximadamente de 1500 educandos, em nível de Ensino Médio.
A escola está consciente que seu papel não é apenas receber demandas da sociedade, nem apenas dialogar com ela, mas desenvolver, com essa parte da sociedade com a qual interage, meio ético, político, humano e social, os quais possam melhorar a sociedade e o meio onde está inserida. Ao produzir, discutir e difundir conhecimento contribui para transformações sociais, cujas orientações institucionais estão associadas às suas expectativas de participação consciente na mudança social.
Acreditamos que a sociedade seja cada vez mais capaz de integrar forças dedicadas ao benefício coletivo, afirmando a importância da ética e da capacidade de reflexão sobre problemas sociais. Reforçamos assim, a compreensão da escola como instituição capaz de cumprir responsabilidades e fomentar transformações.
Desejamos contribuir para a sustentação de prioridades e o enfrentamento de desafios, com senso de empreendimento e determinação em pensar constantemente sobre nossas próprias ações, avaliando resultados e perspectivas.
A Escola Estadual Mário Spinelli tem por objetivo:
a) Ser um espaço onde o educando interaja de forma crítica e participativa para a sua própria formação.
b) Proporcionar condições para a formação continuada e consciente de seu papel como agente de mudanças na formação da sociedade a que pertence.
c) Possibilitar uma unidade metodológica com práticas ativas, investigativas, participativas e reflexivas, equilibrando, assim, habilidades físicas, cognitivas e sócio-emocionais.
A Escola Estadual Mário Spinelli reafirma dessa forma seu compromisso e engajamento com o ensino público, através de uma proposta de formação de estudantes ativos que busca, através da práxis educacional, a transformação da sociedade à sua volta.

CLIENTELA E REALIDADE ESCOLAR.

Por estar localizada em uma região de muita migração, a Escola Mário Spinelli recebe alunos oriundos de todas as regiões do Brasil, o que, por um lado, amplia a diversidade cultural enriquecendo o dia-a-dia da comunidade escolar; por outro lado, além da evasão propiciada pelas mudanças de localidade, não se consegue alcançar a qualidade desejada na totalidade dos alunos uma vez que não cursam completamente o ensino médio na escola. Ainda assim, é uma escola privilegiada por contar com espaço amplo, propício para o desenvolvimento das faculdades cognitivas, bem como físicas, pois contamos com uma biblioteca equipada com mais de 1500 livros nas diversas áreas, um laboratório de informática, um laboratório de ciências, um ginásio poli - esportivo e uma piscina semi-olímpica.
Podemos dizer que no ano de 2009 tivemos muitos avanços, inclusive na participação dos pais e da sociedade em geral, na Escola e, entendemos que essa parceria pode trazer mais contribuições para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem. Com o esforço conjunto por parte dos educadores, direção e estudantes, além do material didático e da infra-estrutura ofertada a comunidade escolar, a escola já aprovou no vestibular 2009/2010, alunos em diferentes universidades (públicas e particulares) do Estado de Mato Grosso, bem como em outros Estados.

Um comentário: