título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

terça-feira, 13 de abril de 2010

Como surgiu o LOGOS...com o Profº Renivaldo





Entrevista concedida pelo professor Renivaldo Fortes ao jornallogospinelli, com relação à criação do Jornal Logos.

Neide: Prof. Renivaldo quando foi idealizado o jornal Logos?

Prof. Renivaldo: No ano de 2004, enquanto professor da Escola Mário Spinelli, como Projeto de trabalho, sugeri a existência de um jornal impresso que pudesse divulgar o que a Escola estava fazendo no âmbito educacional.

Neide: E como surgiu o nome Logos?

Prof. Renivaldo: Precisávamos de um nome forte e que tivesse um conceito consistente, então retornando aos meus estudos de Filosofia pensei neste nome, pois significa conhecimento, saber, ciência primeira, segundo os estudos gregos.

Neide: E com qual objetivo foi criado o Logos?

Prof. Renivaldo: Com o objetivo de produzir um jornal de circulação interna, produzido pela comunidade escolar evidenciando a diversidade da produção, do pensamento. As opiniões e idéias do interior da escola.

Neide: Como se deu o envolvimento dos alunos?

Prof. Renivaldo: Primeiro foi feito o convite a toda a comunidade escolar. Apresentaram-se aqueles alunos que tinham afinidade com o projeto. Então fizemos reuniões com os alunos nas mesas de estudo do saguão na antiga infraestrutura da Escola que era localizada à Avenida Marginal Esquerda, 470, hoje Corpo de Bombeiros. Montamos equipes de trabalho.
A edição e a diagramação era feita por Maciel Kaleb que após formar-se no ensino médio fez faculdade na UNEMAT.
A Naiara Zanatta, que cursou Ciências Biológicas na UEL (Universidade Estadual de Londrina), fazia o editorial – escrevia muito bem por sinal.
O Marquinhos, produzia charges semanais que eram muito boas.
Como a impressão do jornal tinha custo, foi criada uma equipe para buscar patrocínio. Tínhamos em torno de dez patrocinadores.
A correção ortográfica era feita pela equipe de professores de Língua Portuguesa.


Neide: Qual foi o tempo de circulação do jornal e porque ele parou de circular?

Prof. Renivaldo: Ele circulou durante o ano de 2004. Em 2005 eu deixei de fazer parte do quadro de professores da Escola, então o prof. Jairo Brisola assumiu. O jornal circulou mais ou menos até a metade de 2005, a partir de então faltou tempo e mobilização. Alguns alunos se formaram em 2004 e foram fazer faculdade e o jornal se extinguiu.

Neide: Obrigada professor por compartilhar conosco a história do Logos.

Bem pessoal embora nós tenhamos feito um concurso para nomear o nosso jornal, acabamos optando pela volta do Logos, só que agora on line. Você percebeu na entrevista que os alunos que se envolveram com o jornal acabaram em faculdades renomadas, por isso estamos convidando você a fazer parte desse jornal, a vir somar com a equipe.

Um comentário:

  1. Barbarida galdério veio... ai sim... nao lembra mais dos amigos, o kra sumiu... ve se aparece...
    mas gostei da camiseta...

    Ass. Professor Gelson

    ResponderExcluir