título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

sábado, 25 de setembro de 2010

O sorriso provocado pela narguile causa preocupação

O artigo de opinião abaixo foi o escolhido, na Escola Mário e posteriormente na Pref.  Mun. de Sorriso para nos representar na Olimpíada Brasileira de Português.
Parabéns a aluna: Cecília de Macedo Silva. Você já é uma grande escritora!



A cidade de Sorriso está localizada ao norte do estado de Mato Grosso, é conhecida nacionalmente por ser uma das maiores produtoras de grãos do país e por apresentar um dos melhores IDHs do Brasil. Seu nome sugere alegria e perfeição, porém o sorriso está se tornando falso e com algumas imperfeições, principalmente em relação ao uso desenfreado de drogas consideradas pelos jovens "inofensivas" à saúde, como por exemplo a narguile.

Este hábito vem se tornando muito popular entre os jovens, por ter influência da mídia, sendo assim considerada moda. A arguile como também é conhecida tem origem indiana, mas vem se tornando popular em muitos países. Esta é constituída por um cachimbo de água utilizado para fumar. Pelo fato de possuir água em sua composição original a arguile é usada como uma espécie de passa tempo, acreditando-se não ser nociva à saúde humana. Porém no meu ponto de vista anda longe de ser uma prática saudável, até porque algumas vezes além do tabaco, essência e água, mistura-se também bebidas como, por exemplo, Red Bull e álcool, porém há relatos que algumas vezes são colocadas drogas em pó.

A Organização da Saúde alerta que o uso da arguile por cerca de 20 minutos à 1 hora equivale ao uso de mais de 100 cigarros comuns, e que a sua fumaça é capaz de causar com mais facilidade problemas como cancêr de pulmão, doenças cardíacas, respiratórias, hepatite, entre outras.

O fato é que os jovens sorrisenses, não estão muito preocupados com as consequências, nem tão pouco com sua saúde. Digo isso, porque muitos deles sabem as consequências de tal ato insano, entretanto continuam praticando, inclusive alguns contam com a permissão dos pais, por também acharem que a arguile não causa danos à saúde, e até a comparam com tererê. Mas por outro lado alguns pais se veem desesperados tentando fazer com que seus filhos enxerguem o dano que estão fazendo, e consigam sair do vício enquanto é cedo.

Na minha opinião, na verdade, o que é mais preocupante além do futuro desses jovens, é a maneira que fazem o consumo. É mais que comum vermos nos finais de semana, nas praças públicas, os "grupinhos" isolados de usuários, e o mais curioso é que agem como se fosse algo comum.

Está claro, que os jovens adoram descobrir coisas novas, porém estas descobertas exigem cautela e escolhas conscientes.

Ao que tudo indica a população sorrisense através de seus representantes no poder legislativo estão tomando frente para que o problema seja resolvido, no mês de junho mesmo, foi solicitado, através da parlamentar Marisa Netto (PSB) uma campanha educativa nas escolas sobre o assunto, agora só nos resta esperar a confirmação dessa solicitação.

Em resumo é possível dizer, que a questão da Narguile não é um problema só dos jovens, mas da sociedade como um todo, e que com certeza só será amenizado se houver participação ativa de toda a população, desde a parte da conscientização em família até a de convívio na sociedade. Além da sociedade em geral e a família é necessário que os jovens envolvidos queiram se ajudar, colocando em primeiro lugar não tão somente o presente, mas o futuro brilhante que poderão ter pela frente.
Cecília de Macedo Silva

4 comentários:

  1. Cecília, você escreve muito bem. Estou torcendo por você na Olimpíada.

    ResponderExcluir
  2. Cecília você maNDOOU MUITO BEM. PARABÉNS ESTOU TORCENDO POR VOCÊ.
    THIAGO 1º D

    ResponderExcluir
  3. Valleww Cecília!!! Espero que esse artigo sirva para que muitos consumidores de narguile pensem duas ou mais vezes antes de ¨dar uma tragada¨!
    Que DEUS te ilumine em sua caminhada como escritora e nos muitos prêmios que ainda virão!!!
    Parabéns pelo seu DOM!!!
    VOLMIR JUNIOR (Juninho) 2ºC

    ResponderExcluir
  4. muito bom o texto!
    Que com esse texto as pessoas possam ficar bem mais informada
    sobre o assunto.
    Parabéns Cecília vc escreve muito bem
    e boa sorte nessa olimpíada!

    ResponderExcluir