título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Passeio pedagógico no cinturão verde em Sorriso

Autora: Tayla A. Silva 2H vespertino


Aluna Tayla
 
Tayla e Raissa na frente ao fundo Maria Eduarda e Gislaine

No dia 20 de setembro de 2010 às 13h 30min, nós alunos do 2º H e juntamente com os alunos do 2º G acompanhados pelas professoras Zenilda e Daliane fomos visitar duas propriedades do cinturão verde de Sorriso, em um ônibus fornecido pela Secretaria de Educação de Sorriso cujo motorista era o Sr. Valdir.

A primeira propriedade visitada foi a do Sr.Claumir com o cultivo hidropônico. O Sr.Claumir arrenda 1 ha de terra, para a produção, que serve de fonte de renda para sua família, esposa e suas duas filhas.

O modo de cultivo do proprietário é hidropônico, para germinação, as sementes são colocadas em uma espuma fenólica que é como se fosse um berçário, ali elas sofrem um processo de crescimento de aproximadamente 5 dias, logo após saírem do berçário essas mudas são levadas para a estufa de crescimento definitivo. A mudas fixadas na esponja são colocadas em um cano onde acontece a absorção da água que corre solta dentro cano, os nutrientes já são colocados na água, o tempo de crescimento dessas hortaliças e legumes e de 30 dias. Depois desse período são conduzidas para a cidade de Sorriso para serem comercializadas nos supermercados: Del moro, Berté e Casa Aurora.

Na propriedade do Sr.Claumir trabalham 5 pessoas sendo: ele, sua esposa e os outros 3 funcionários. Sua renda mensal é de aproximadamente R$ 2 000 e o gasto e de aproximadamente R$ 3.000.

A produção é abastecida com água de poço artesiano, acondicionadas em 15 caixas de água. Além da cultura hidropônica, a propriedade tem também uma linda represa que funciona com criação de peixes. La também tem outros tipos de animais e um lindo pomar. O Sr.Claumir trabalha no ramo há 3 anos e ali são produzidos 7 tipos de hortaliças.

A segunda propriedade visitada foi a Chácara Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Jardim Carolina, cujos donos são Sr. Roque e dona Roseli e seu cunhado, formam uma sociedade familiar, numa área de 2 há. A dona Roseli mora na propriedade com seu esposo e duas filhas. Além da família tem um funcionário fixo e sempre que precisam contratam 2 ou 3 ajudantes como diaristas. Há renda da família não foi revelada nem e seus gastos.

O modo de cultivo da Sr.ª Roseli é a horta tradicional (solo), a germinação das sementes acontece em um berçário e depois de 15 dias é colocada no solo e seu tempo de crescimento e de 30 dias para serem comercializadas. A venda é realizada no supermercado Berté e também nas ruas da cidade de sorriso.

Na propriedade eles usam adubo orgânico (tritura-se espigas de milho, fezes de galinha e entre outras) eles deixam o adubo ser curtido no solo no período de 1 a 6 meses, para depois servirem de adubo para legumes e hortaliças. Na época de chuva é a época que mais são encontrados fungos e bactérias, por esse motivo usam anti-fungos. Eles também plantam milho para preservação do solo, fixação de nitrogênio e para evitar pragas. A irrigação nessa horta é feita por gotejamento.

Essa visita em duas propriedades produziu alguns pontos divergentes sobre o que é mais saudável. Para Maria Eduarda minha colega os dois meios de produção conservam o meio ambiente, mas em relação à saúde a hidropônica é a mais viável, pois é menos provável a presença de fungos, vermes, pragas e insetos etc. Seja qual for à horta a importância também é ser bem lavadas antes de serem ingeridas.

Para Raissa o que importa é que devemos ter em casa legumes e hortaliças para enriquecer nossa saúde e melhorar a renda das famílias que produzem no cinturão verde, por serem mais baratas, mas dependem de cada época, para cada tipo de hortaliças para fortalecer na época da seca são usados irrigação do tipos de gotejamento para hidratar os legumes e hortaliças, na hidropônica o cultivo é direto na água. Independente de qual for o método a horta é saudável.

Já para a aluna Gislaine quanto a esse tipo de produção de legumes e hortaliças, os moradores é que saem ganhando por serem mais baratas, e para ela foi uma boa experiência, por que fomos ao campo para entendermos a importância do meio ambiente para nós, segundo ela o que chamou mais atenção foram os proprietários da chácara Nossa Sr.ª Aparecida eles têm grande prazer de usar a terra para cultivo, e não é só pelo dinheiro que segundo eles não lucram tanto assim. Mas devem ter muitas preocupações com uso de ambas as formas de produção, pois as duas formas de produção são essenciais para nós sendo a primeira utilizando muitos dos sais minerais para o crescimento e na segunda o uso de terras pode trazer predadores para as plantas. Em particular ela diz que prefere mesmo comer uma verdura com produção no solo, sendo bem lavada, e possuindo seus nutrientes e vitaminas originais.

No meu ponto de vista a primeira propriedade com horta hidropônica se formos ver pelo lado bom é que esse tipo de cultivo é mais higiênico sem falar que é muito mais difícil de ter qualquer tipo de fungo na plantação e a horta comum já é um pouco menos higiênica se observarmos por outro lado, os alimentos são mais gostosos e suculentos. Quando entrevistamos os proprietários eles falavam que gostavam muito do que faziam já que a propriedade era deles, eu também acho que devemos fazer o que mais gostamos porque quando é feito com amor e carinho pode ter certeza que irá sair muito bem feito. As duas propriedades gastam com o cultivo, mas também lucram com o desempenho das hortas que dependem dos donos e dos funcionários que devem dar tudo de si para que os alimentos sejam saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário