título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CONTOS 2° F

BRINCANDO COM AS PALAVRAS....

Dia 29/09/2010, foi a vez dos alunos do 2° ano F visitar a creche Antonio Santo Capellari. Foi uma aula muito interessante pois, todos participaram ."Foi uma experiência maravilhosa" afirma uma aluna .

Quero agradecer a todos que se empenharam para o sucesso deste trabalho, direção ,coordenação da escola e as diretoras das creches, Capellari e Pingo de Amor que nos receberam com muito carinho.
 Meus queridos alunos e alunas, meu traballho seria em vão sem o interesse e a dedicação de vocês. Um abração a todos.
Profª Elisete
Parabéns

SAUDADES...

Profª Neide

Por favor,   melhore logo, pois estamos sentindo muito sua falta!
Um grande abraço dos professores e alunos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vídeo sobre Tecnologia na Educação

Vídeo exibido no Seminário Regional na Oficina de Webquest e Blog. 
Jéssica

Seminário Regional de Tecnologia Educacional


Entre os dias 27, 28, 29 e 30 de setembro estará acontecendo em Sinop, o I Seminário Regional de Tecnologia Educacional: Formação e Avaliação, que contará com a presença dos técnicos e multiplicadores de web-aprendizagem do Polo de Sinop.







Onde a Técnica do nosso laboratório Jéssica se encontra aperfeiçoando seus conhecimentos.
















Este seminário tem os seguintes objetivos:
 


- Refletir sobre a formação continuada em tecnologia educacional e as práticas educativas resultantes dos cursos – IED, TIC, PITEC e Aluno Integrado;
- Socializar projetos realizados na prática pedagógica que utilizaram recursos tecnológicos, hardwares, softwares e os ambientes virtuais de aprendizagens, Plataformas, sites, blogs etc;

- Colher informações sobre as avaliações processuais executadas durante as formações e avaliar os resultados dos trabalhos apresentados pelos cursistas\professores mediadores de web aprendizagem;

- Promover oficinas e palestras que possibilitem a reflexão/ação sobre novas formas aprender e ensinar com as TIC.

-Também teremos palestras, oficinas e relatos de experiências da utilização da tecnologia na educação.

O seminário contará com a presença do Coordenador Estadual de Formação em Tecnologia Edevamilton de Lima Oliveira e Alexandre Mathias, do MEC.





Equipe de multiplicadores de Sorriso.

sábado, 25 de setembro de 2010

O sorriso provocado pela narguile causa preocupação

O artigo de opinião abaixo foi o escolhido, na Escola Mário e posteriormente na Pref.  Mun. de Sorriso para nos representar na Olimpíada Brasileira de Português.
Parabéns a aluna: Cecília de Macedo Silva. Você já é uma grande escritora!



A cidade de Sorriso está localizada ao norte do estado de Mato Grosso, é conhecida nacionalmente por ser uma das maiores produtoras de grãos do país e por apresentar um dos melhores IDHs do Brasil. Seu nome sugere alegria e perfeição, porém o sorriso está se tornando falso e com algumas imperfeições, principalmente em relação ao uso desenfreado de drogas consideradas pelos jovens "inofensivas" à saúde, como por exemplo a narguile.

Este hábito vem se tornando muito popular entre os jovens, por ter influência da mídia, sendo assim considerada moda. A arguile como também é conhecida tem origem indiana, mas vem se tornando popular em muitos países. Esta é constituída por um cachimbo de água utilizado para fumar. Pelo fato de possuir água em sua composição original a arguile é usada como uma espécie de passa tempo, acreditando-se não ser nociva à saúde humana. Porém no meu ponto de vista anda longe de ser uma prática saudável, até porque algumas vezes além do tabaco, essência e água, mistura-se também bebidas como, por exemplo, Red Bull e álcool, porém há relatos que algumas vezes são colocadas drogas em pó.

A Organização da Saúde alerta que o uso da arguile por cerca de 20 minutos à 1 hora equivale ao uso de mais de 100 cigarros comuns, e que a sua fumaça é capaz de causar com mais facilidade problemas como cancêr de pulmão, doenças cardíacas, respiratórias, hepatite, entre outras.

O fato é que os jovens sorrisenses, não estão muito preocupados com as consequências, nem tão pouco com sua saúde. Digo isso, porque muitos deles sabem as consequências de tal ato insano, entretanto continuam praticando, inclusive alguns contam com a permissão dos pais, por também acharem que a arguile não causa danos à saúde, e até a comparam com tererê. Mas por outro lado alguns pais se veem desesperados tentando fazer com que seus filhos enxerguem o dano que estão fazendo, e consigam sair do vício enquanto é cedo.

Na minha opinião, na verdade, o que é mais preocupante além do futuro desses jovens, é a maneira que fazem o consumo. É mais que comum vermos nos finais de semana, nas praças públicas, os "grupinhos" isolados de usuários, e o mais curioso é que agem como se fosse algo comum.

Está claro, que os jovens adoram descobrir coisas novas, porém estas descobertas exigem cautela e escolhas conscientes.

Ao que tudo indica a população sorrisense através de seus representantes no poder legislativo estão tomando frente para que o problema seja resolvido, no mês de junho mesmo, foi solicitado, através da parlamentar Marisa Netto (PSB) uma campanha educativa nas escolas sobre o assunto, agora só nos resta esperar a confirmação dessa solicitação.

Em resumo é possível dizer, que a questão da Narguile não é um problema só dos jovens, mas da sociedade como um todo, e que com certeza só será amenizado se houver participação ativa de toda a população, desde a parte da conscientização em família até a de convívio na sociedade. Além da sociedade em geral e a família é necessário que os jovens envolvidos queiram se ajudar, colocando em primeiro lugar não tão somente o presente, mas o futuro brilhante que poderão ter pela frente.
Cecília de Macedo Silva

Atenção!


Ler devia ser proibido

Guiomar de Grammon

Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.

Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: o conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?

Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que lhe é devido.

Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.

Não, não dêem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro.

Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade.

O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas lêem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria um livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. E esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversivo do que a leitura?

É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metrôs, ou no silêncio da alcova... Ler deve ser coisa rara, não para qualquer um.

Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.

Para obedecer não é preciso enxergar, o silêncio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.

Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do Outro. Sim, a leitura devia ser proibida.

Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Juri simulado


A Escola foi convidada para assistir a um júri simulado, na câmara Municipal, sobre o “Governo Lula”, realizado pelos alunos da Escola São José, sob a orientação da professora de história Maria Amélia.

A prof. Oneide levou os alunos do 3º K para prestigiar.

Agradecemos o convite. Foi uma aula bastante interessante e num contexto diferente.

Parabéns a todos os envolvidos.




Semana Vocacional




Hoje recebemos a visita do Padre Ramiro acompanhado de 3 religiosas, seminaristas e algumas vocacionadas, que vieram falar sobre vocação.
Eles falaram para os nossos alunos sobre esse chamado que tiveram, sobre o dia a dia do seminário, tiraram dúvidas dos alunos.
Foi uma conversa bem produtiva.
Obrigada pela visita de vocês e pelo carinho que tiveram com nossos alunos.
Vocês são sempre bem vindos.

1º lugar


O aluno do 1º H, Kaio Henrique dos Santos foi o ganhador do primeiro prêmio do Simulado, no valor de R$ 800,00.

O fato de um aluno do 1º ano ter maior número de acertos chamou a nossa atenção, então fomos saber como ele fez para obter tantos acertos.

Quando o Kaio fez a inscrição, já tinha como objetivo ganhar um dos prêmios. Duas semanas antes do simulado começou a estudar para valer. As tarefas ele faz ainda na sala de aula, quando dá tempo ou então na hora do almoço. Quando sente que não aprendeu uma matéria, pega o livro e vai estudar. Não costuma ver televisão, prefere ler. Está sempre buscando o conhecimento.

Como não tem internet em casa, baixa tele-aulas na casa de sua prima e as assiste no seu computador, fazendo os exercícios.

Trabalha pela manhã na oficina do seu pai.

Quando indagado sobre como conseguiu responder as questões das matérias que ainda não viu, ele disse que foi através da interpretação. Elogiou os professores que prepararam o simulado.

O pai e a irmã do Kaio estavam com ele na Escola.



Entrega de prêmios

Hoje tivemos a entrega dos prêmios para os ganhadores do 11º Simuladão Mário Spinelli.

Foram premiados os 10 melhores alunos. O valor total dos prêmios foi de R$ 2.350,00. Fizeram-se presentes na entrega um representante da FAIS- Faculdade de Sorriso, FACEM e do Grupo Visual Mídia.

Infelizmente nem todos os premiados puderam comparecer, pois, trabalham e não foram liberados. Com a apresentação do prof. Renivaldo, um agradecimento do diretor Jorge e palavras de incentivo dos visitantes foram entregues os envelopes, pela equipe responsável pelo simulado, com os valores devidos a cada um.

Parabéns aos ganhadores, aos demais participantes e toda equipe de bastidores que ajudaram a fazer desse Simuladão mais um evento de sucesso.

Confiram as fotos.












quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Por falar em festa...


Hoje pela manhã a Profª Maria Cristina comemorou com os colegas mais 1 niver.
Parabéns Cris. Seu sorriso ilumina nossa Escola.

Mascotinha


















A mascotinha da Escola, leia-se Bruna, filha da Profª Elizete comemorou o aniversário conosco, hoje 23/09/10.
Desde já a Bruninha gosta de fazer parte da Mário Spinelli.
Parabéns! Torcemos para que você continue sendo uma garotinha estudiosa e legal!

Tchau...




A nossa Colega Francilda passou no concurso do Detran e nos deixou. Ficamos demorando para comprar um presente de despedida porque achávamos que ela voltaria, mas não foi dessa vez.
Sucesso em seu novo trabalho Fran.

Secretaria



Você conhece as meninas que trabalham na secretaria da Escola no período noturno?
A Catarina e a Adriana que atendem a toda comunidade escolar com muito carinho e competência.
Obrigada por realizarem seu trabalho com amor e nos atender bem.

Tem anjos nesse lugar...


Vejam o tamanho da imaginação dos integrantes da "Sala do Professor", ontem 22/09/10 a noite foi deixada por lá um par de asas e nossos colegas vestiram o personagem inclusive a Adenilse que estava fazendo uma visita a nossa escola.
Confira que angelical ficaram as fotos.






Vamos Rezar?

Padre Nuestro









Padre Nuestro que estás en los cielos, santificado sea tu nombre, venga a nosotros tu reine; Hágase tu voluntad, así en la tierra como en el cielo. El pan nuestro de cada diá danosle yoy y perdonanos nuestro deudas así como nosotros perdonamos a nosotros deudores y no mos dyes caer en la tentación mas líbramos del mal Amén

terça-feira, 21 de setembro de 2010

De volta a Escola



Na semana passada o Tuca entrevistou o Michael Erlo que é ex aluno da nossa Escola e hoje repórter da Tv Sorriso - afiliada da Rede Record.
Através dos microfones da Rádio Educacional Mário Spinelli o Michael falou da sua profissão, o que vem somar com o projeto Profissões coordenado pela Profª. Vera Lúcia.
Em conversa com alguns professores percebemos que o Michael é considerado por todos um dos melhores, senão o melhor, repórter que temos em nossa cidade.
Suas reportagens são muito bem elaboradas, não deixando nada a dever ao seus colegas da Rede Globo, por exemplo.
O Michael também é responsável pelo site: www.vitrinedanoticia.com.br Clique para conhecer.
Obrigada por seu carinho.

Vamos falar de esportes



O Vilson Zeni esteve em nossa Escola na semana passa e em entrevista ao Tuca, na rádio Educativa, falou sobre esportes.
O futebol amador, o atletismo, a natação e as artes marciais estão se destacando em nossa cidade.
O que vem somar para que tenhamos um equilíbrio entre educação-esportes-trabalho.
Para saber mais assista ao programa de esportes do Vilson Zeni.

Reportagem sobre o 11º Simuladão

Passeio Pedagógico no Cinturão Verde de Sorriso

Graças ao apoio da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso, o passeio pedagógico da Prof.ª de Geografia Zenilda se realizou nessa segunda-feira dia 20 de setembro. Agradecemos o ônibus enviado. Agradecemos também os proprietários das hortas visitadas Sr. Claumir da Cultura Hidropônica e Sr. Roque e Dona Roseli da cultura de hortaliças no solo. Muito Obrigada por receber nossos alunos.

Objetivo do passeio era mostrar a importância do cinturão verde como forma de produção, geração de renda, emprego e micro clima local. Os alunos puderam verificar in locu a diferença entre a horticultura e a holericultura, vantagens e desvantagens dos dois métodos de produção.








segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Campanha de Conscientização no Trânsito



Iniciou hoje, em nossa cidade a Campanha de Conscientização no Trânsito, promovida pelo COMSEP –Conselho Municipal de Segurança Pública, CPT – Comissão Permanente de Trânsito.

No dia 15/09/10 houve uma reunião para discutir essa semana. O diretor Jorge Borges fez-se presente para representar a Escola. Lá estiveram o Sr. Sebastião Ferreira - presidente do COMSEP, Sr. Estevam Hungaro – presidente da CPT, Sr. Elídio Farina – Sec. de obras.

Entre outros assuntos foi tratado da estratégia de trabalho para a semana do trânsito.

As 8h00 iníciou-se a caminhada de sensibilização que iniciou no Marco Zero até o Ginásio Sorrisão.

Nossa Escola participou levando faixa pedindo paz no trânsito, com luvas brancas e também participando da dramatização de acidentes.

No ginásio Sorrisão os alunos assistiram a um musical e paródias sobre o trânsito.