título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mais uma vez nossa Escola foi destaque na Área de Linguagens.

     Aconteceu na quarta-feira – 14-12-2011- nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Sorriso, a noite de autógrafos referente ao livro publicado contendo as redações e desenhos realizados por alunos das escolas de Sorriso. 
  O mesmo foi promovido pelo Observatório Social de Sorriso – com o apoio da Controladoria Geral da União do Estado do Mato Grosso.
     O tema de produção foi: “A Sociedade no Acompanhamento da Gestão Pública: Todos podem fiscalizar o Dinheiro Público”
     A professora Ivanilde Godiemski Pfingstag trabalhou as redações com todos os seus alunos.
     Uma das redações escolhidas foi a da aluna “Letícia Moraes Guerini” do 2º “G”, com o título “Em busca da ordem” que será transcrita abaixo e consta na livro do Concurso de Redação na página 66.
   A professora Ivanilde também teve uma redação premiada no ensino fundamental da Escola Ivete Lourdes Arenhardt – página 42 – para quem tiver interesse de ler.
  Foram entregues certificados para as escolas participantes, professores, alunos e premiação para os primeiros lugares tanto dos textos quanto dos desenhos.
   A equipe do Jornallogos em nome de toda comunidade escolar parabenisa tanto a professora Ivanilde, que não poupa esforças para promover o conhecimento quanto os alunos envolvidos, principalmente a aluna Letícia pela dedicação.


Redação da aluna Letícia Moraes Guerini.

Em busca da ordem
     Há algum tempo o Brasil vem sendo palco de corrupção que atinge várias áreas do governo, o que causa vergonha a nós, cidadãos brasileiros, que lutamos cotidianamente por uma melhor qualidade de vida e uma nova ordem pública que seja honesta e igualitária.
     Notamos que as medidas que devem ser tomadas pelas autoridades nem sempre vem sendo discutidas de forma correta, causando verdadeiro caos na saúde, segurança e educação. O governo parece que não se importa com a população, na maioria das vezes, tratando-a como seres “alienados”, subestimando nossa inteligência. Mas será que se nós tomássemos iniciativa como cidadãos, de buscar explicações e melhorias, assim como são cobrados nossos deveres e impostos não mudaria nossa realidade?
     Não podemos esquecer que essas pessoas estão no poder porque nós colocamos, se eles não procuram fazem o melhor para a sociedade a culpa também é nossa, que não acompanhamos suas gestões, não cobramos explicações sobre onde nosso dinheiro é aplicado, apenas “fechamos os olhos” e fingimos que nada aconteceu. Logo vem outra onda de polêmicas, como o desvio do dinheiro público, mensalões, alto faturamento em obras e maquinários, como ocorreu em Cuiabá no início deste ano, entre outras.
     A solução seria pararmos de esperar um “milagre” e aprender a escolher melhor quem colocamos no poder, acompanhar seus mandatos, buscar mudanças. Quem sabe assim construiremos um país que haja justiça e cidadania, um Brasil que honre a frase de nossa bandeira “Ordem e Progresso”.






Por: Neide Franceschini.