título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

sexta-feira, 1 de junho de 2012


 Aluno da escola Mário Spinelli participa de oficina educativa que capacita estudantes no trabalho jornalístico

                                            O ficina de capacitação (fonte: site Seduc)
Estudantes de sete municípios matogrossenses participam desde a terça-feira (29.05) de um curso de formação em Educação e Comunicação promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A atividade de três dias ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O curso é ministrado por estudantes de jornalismo da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo ofertar aos alunos técnicas jornalísticas de apuração de notícias, construção de textos informativos para site, além de elaboração de jornal mural e revistas, tendo como foco o processo educativo e de troca de experiências entre os participantes.
Segundo a assessora técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Marli Gouveia, ao todo, nove alunos que integram o projeto Educomunicação realizado em 68 Escolas Estaduais foram selecionados para participarem do curso. “Um dos critérios que utilizamos para a escolha foi à disponibilidade do estudante poder ficar três dias em formação na capital”, disse.
Ela explica que o trabalho foi dividido em explanação teórica e desenvolvimento prático. “Na terça-feira as formadoras repassaram os conceitos sobre o trabalho jornalístico e nos dias seguintes eles farão a aplicação por meio da cobertura jornalística da Conferência do CEDCA, que ocorre no mesmo local”. Nesta quarta-feira pela manhã os estudantes realizaram uma reunião de pauta para divisão das tarefas. Enquanto parte deles ficarão responsáveis pela digitação e alimentação do site “Agência Jovem de Notícias”, outros realizaram a cobertura da conferência e começaram a produção da revista e do jornal.
O estudante Fábio Dadalt Pedrotti, participante do projeto Educomunicação da Escola Estadual Mário Spinelli, de Sorriso, que é coordenado pela professora Terezinha F. de Almeida, foi selecionado para a oficina. O aluno, representante do projeto no evento, participará da seletiva da qual dois alunos serão escolhidos para irem a capital federal para participarem da Conferência Nacional da CEDCA, que ocorrerá em julho.
Terezinha F. de Almeida