título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

quinta-feira, 6 de maio de 2010

EDUCANDO PARA A VIDA.




O título acima é o slogan da Escola Mário Spinelli, que mais do que ensinar as disciplinas, ensina valores que serão levados para a vida toda.
Por que estamos falando nisso?
Porque uma das provas das GEMAS – Gincana Estudantil Mário Spinelli – é a doação de sangue. Esse gesto, além de envolver a sociedade e os alunos maiores de dezoito anos despertará nos alunos que ainda não estão aptos para doar sangue à vontade de fazê-lo.
Porém existem muitos mitos com relação à doação e está matéria pretende esclarecer as dúvidas que ainda restam por parte das pessoas. Mas, se ao fim da matéria você ainda tiver dúvidas, esclareça-as através do blog ou pessoalmente na coordenação da escola.

POR QUE DOAR SANGUE?

Porque há sempre alguém esperando por sua doação. Além disso, não existe nada que substitua o sangue humano em tratamentos médicos.
- A cada doação serão colhidos em média 450 ml de sangue, o que possibilita a preparação de pelo menos três componentes (concentrado de hemácias + concentrado de plaquetas + plasma). Assim, mais de um paciente irá se beneficiar dessa unidade doada.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE:

- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar um documento com foto válido no território nacional;
- Idade entre 18 e 65 anos de idade;
- peso acima de 50 kg.

RECOMENDAÇÕES:

- Nunca doe em jejum;
- Repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;
- Alimentação pobre em gorduras nas três horas antecedentes à doação (após o almoço ou jantar);
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores;
- Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

QUEM NÃO PODE DOAR:

- Os que tiverem diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade;
- Mulheres grávidas, amamentando ou que abortaram recentemente;
- Os que estão expostos a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
- Os que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela vigilância sanitária nos últimos doze meses;
- Os que são usuários de drogas;
- Os que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos, nos últimos doze meses.

QUAL INTERVALO ENTRE AS DOAÇÕES?

- A doação de sangue pode ser feita de três em três meses para mulheres e de dois em dois meses para homens, respeitando a freqüência máxima permitida de quatro doações anuais para homens e três para mulheres.

O QUE OCORRE APÓS A DOAÇÃO?

- O doador recebe um lanche e receberá instruções referentes ao seu bem- estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue.

O QUE É FEITO COM O SANGUE DOADO?

Todo sangue doado é separado em seus componentes e distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. Todas as doações de sangue devem ser voluntárias, altruísticas e por isso mesmo representam um dos maiores gestos de fraternidade e de exercício de cidadania.
Tirou suas dúvidas? Esperamos que sim.
Também esperamos sua ajuda nesta prova das GEMAS.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário