título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

sábado, 15 de maio de 2010

PROVA DA GEMAS - OBJETOS DO VOVÔ E DA VOVÓ

Olá Equipes da GEMAS!!!
Estamos em contagem regressiva para a grande Gincana da escola Mário Spinelli.... Seguem algumas dicas para a prova dos objetos do Vovô e da Vovó - 8º PROVA
1º Objeto: É utilizado no trabalho manual. Este trabalho manual é um dos mais antigos, mas também aquele que está sempre presente na moda. A técnica consiste em entrelaçar fios de forma organizada, criando-se assim um pano. O objeto utilizado nesta técnica está disponível numa grande variedade de tamanhos, espessuras e materiais, tais como, alumínio, plástico e bambu, permitindo-lhe escolher a que mais se adéqua ao trabalho que deseja realizar. Quem sou?



2º Objeto: Desenvolvida no início de 1950, é uma mídia produzida com material plástico (normalmente cloreto de polivinila, ou PVC). Quem sou?



3º Objeto: Instrumento dos peões. É um pano grosso e dobrado. Seu nome é um termo popularizado durante o governo de Getúlio Vargas, nos anos 1930. Décadas depois, o Termo voltou à tona com a ditadura militar. Quem sou?



4º Objeto: Objeto usado desde a mais remota antiguidade, pois aparece nas pinturas murais do Egito e da Assíria, existe, pelo que se presume, há mais de 3 mil anos. Várias são as lendas que correm sobre a sua invenção. Uma das histórias, conta que o primeiro se originou da asa de Zéfiro. Outra, conta que a filha do poderoso mandarim, assistindo à festa das Lanternas, sentiu-se mal com o intenso calor desprendido das velas acesas e, contrariando os hábitos da época, discretamente retirou a máscara que lhe escondia rosto e a utilizou de forma que foi imitada por todas as mulheres chinesas presentes. Quem sou?



5º Objeto: É símbolo e objeto utilizado para a produção de uma bebida artesanal. Esta bebida está presente na maioria das casas brasileiras e carrega um significado de reunião entre familiares e amigos. Seu consumo ocorre principalmente no café da manhã, depois do almoço e/ ou no lanche da tarde. Quem sou?



6º Objeto: Peça da indumentária feminina, utilizada com o objetivo de inibir a transparência ou gerar volume. É confeccionada com tecido mais fino e leve e em geral de cor neutra. Quem sou?



7º Objeto: Quando os portugueses aqui chegaram, no reino de D. Manuel I, o Venturoso, a moeda era o valioso pau-brasil, cortado e carregado pelos índios, em troca de espelhos, miçangas, facas e outros utensílios domésticos. No início da colonização, chegaram as moedas portuguesas e, depois, as espanholas. Com a criação da Casa da Moeda, veio a independência de nosso país e com o passar dos anos, muitas foram as moedas. Mas a que nos interessa foi a moeda oficial no período de 28/02/86 a 15/01/89. Quem sou?



8º Objeto: Funciona somente com querosene ou parafina líquida. É ideal para camping, trilhas, acampamentos, situações emergenciais (falta de luz), etc. Enfim onde seja necessária iluminação sem o uso da energia elétrica com o máximo de economia. Quem sou?



9º Objeto: Invenção que revolucionou o trabalho manual das fábricas e o trabalho doméstico. Sua estrutura básica consiste em: agulha perfurada na ponta, gancho giratório e lançadeira deslizante. Seu manuseio consiste de pedais ou manivelas. Quem sou?



10º Objeto: Utensílio culinário essencial na cozinha africana, com as mesmas funções de um almofariz, mas de tamanho muito maior. É normalmente feito de um tronco escavado, de madeira macia, com dimensões que variam entre 30 a 70 cm de altura, utiliza-se colocando dentro o material e batendo-lhe com um pau liso de 60 cm a 1,2 m (de acordo com o objeto), que pode ser de uma madeira mais rija e tem uma das extremidades arredondada. Utilizado, geralmente para cereais como, milho, sorgo, canjica e arroz. Quem sou?





Lembrem-se, cada objeto contabilizará a equipe 10 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário