título

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA VIDA DAS PESSOAS.




A sociedade nos faz diariamente uma série de perguntas espontâneas ou não; Tais como: Qual a importância da História em nossa vida diária? Porque estudar o passado? Porque não estudarmos só o presente, pois o passado já foi mesmo?

Estudar História é um privilégio porque ela nos leva a pensar em uma sociedade organizada e sistematizada. É esse conhecimento que nos faz perceber que as pessoas vão em busca dos resultados das suas ações no espaço e no tempo, transformando assim o seu pensamento.

O ser humano trabalha com o passado, procurando encontrar vestígios para solucionar os problemas do presente, desejando desenvolver habilidades e competências que lhes ofereça melhores oportunidades em um futuro próximo.

A História é um dos mais antigos saberes constituído pelas civilizações, ela está presente desde os primeiros momentos de nossa tradição ocidental. Os primeiros resultados em obras escritas foram deixados no século V a.C. pelo historiador grego Heródoto, considerado, entre os filósofos, como o Pai da História.

A História tem dentro de si várias histórias. Ela é o plural da diversidade das perspectivas de como ela é produzida, bem como, a riqueza de temas que ela aborda.

A História pode ser da Antiguidade, Antiga, Média, Moderna, Contemporânea. Trata sempre de valores sociais, políticos, culturais, econômicos e morais. Todos eles nos oferecem uma larga margem de questões para despertar a imaginação e o interesse, elementos suficientes para transformar a nossa maneira de pensar e alimentar o intelecto.

O profissional com formação em História, está tradicionalmente ligado ao magistério, podendo exercer atividades no Ensino Fundamental e Médio ou ainda com diploma de pós-graduação exercer atividades em um estabelecimento de Ensino Superior.

Ensinar História é fazer história. O professor é o orientador, seu papel é estimular seus alunos para que produzam conhecimento, tornando-os cidadãos críticos, capazes de transformar a sociedade.

É através da História que as pessoas interrogam criticamente a si mesmas. As perguntas são respondidas com outras perguntas e a investigação resulta na construção de um grande conhecimento. As respostas não são exatas como na matemática, porque a sociedade e os fatos históricos mudam constantemente. A busca de respostas às nossas inquietações também são constantes. Portanto, estudar História é estar incessantemente em busca do conhecimento.

Professora. Oneide Felipeto de Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário